Acolhidos da Associação Mão Amiga participam de curso de olericultura promovido pelo...

Acolhidos da Associação Mão Amiga participam de curso de olericultura promovido pelo SENAR

87
0
Compartilhar
Divulgação

Há 7 anos, a Associação Mão Amiga Terapia e Recuperação (AMATRE), acolhe homens em situação de vulnerabilidade e risco social devido ao envolvimento e abuso de substâncias psicoativas. Durante o período de tratamento, os acolhidos realizam diversas atividades rotineiras, inclusive na horta, que atende às necessidades da comunidade terapêutica.

Pensando em ampliar o conhecimento e garantir uma produção de hortaliças de qualidade na AMATRE, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR-SC) promoveu, na sede da entidade, o curso de olericultura básica e orgânica.

O curso foi ministrado pelo instrutor José Leocádio Martins e teve a carga horária de 16 horas, através de aulas teóricas e práticas nos dias 27, 28, 29 e 30 de março de 2017. Durante os quatro dias, foram abordados temas como segurança e saúde no trabalho (prevenção de acidentes), cuidados com o meio ambiente, escolha do local, coleta e amostra de solo, preparo do solo, produção de mudas, preparação de sementeiras, plantio de sementes e mudas, transplantio, tratos culturais, colheita, transporte e armazenamento. Os alunos também receberam material didático composto por pasta, bloco de anotações, caneta e crachá.

O tratamento do interno é baseado em três pilares que incluem trabalho, espiritualidade e disciplina, acompanhados por profissionais de psicologia, serviço social, enfermagem, coordenador, estagiários e voluntários. E para a equipe da AMATRE, o curso foi ao encontro de umas das filosofias da comunidade que é recuperar o dependente químico através do trabalho. 

Os certificados são disponibilizados no sistema do SENAR em até 30 dias após a conclusão do curso.

Texto:Fernanda Rosa Ramos / Assistente Social – AMATRE

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA