Prefeito Mauro Candemil reúne colegiado

Prefeito Mauro Candemil reúne colegiado

36
0
Compartilhar
Foto: Divulgação/PML

Na tarde de quarta-feira, 17, o prefeito Mauro Vargas Candemil esteve reunido com o seu colegiado. Cada secretário fez um relato da sua pasta e ouviram do chefe do poder executivo cobranças específicas para o desenvolvimento do município.

Candemil relatou que o processo licitatório para analisar o emissário submarino, no Mar Grosso, está em fase final, a empresa vencedora fará um diagnóstico da rede existente – se comporta ou não – novas ligações ao emissário.

De acordo com o prefeito, caso não haja mais capacidade, toda rede deixará de estar conectada ao emissário e será destinada para a Estação de Tratamento da Vila Vitória.

Mauro citou que várias edificações, em especial no Mar Grosso, não possuem Habite-se e, por conta disso, não pagam IPTU, tão pouco a taxa de lixo e outros encargos, para isso, é necessário que a regulamentação seja feita imediatamente e que se encontre uma solução, mesmo que jurídica para o caso.

O vice-prefeito Júlio Cesar Willemann mencionou que há necessidade de alterar o Código de Postura do município e o Código Tributário para viabilizar a solução dos graves problemas existentes, para isso, será necessária uma alteração através do poder legislativo municipal.

Com relação a arrecadação, nos últimos anos, não ocorreu a devida fiscalização, o que provocou a falta de interesse de pagamento do IPTU.

Retomando a palavra, o prefeito Mauro Vargas Candemil, solicitou que medidas sejam tomadas para que proprietários de imóveis mantenham seus terrenos limpos, com suas respectivas calçadas e muros.

Tal determinação colocou os fiscais municipais em ação e um levantamento está sendo feito afim de diagnosticar todos esses problemas. Onde existirem, os proprietários serão notificados e caso não cumpram as respectivas determinações sejam multados.

Através do Programa de Modernização Arrecadação Tributária (PMAT), Laguna realizará um recadastramento para identificar a real situação do municipio. O trabalho será feito porta-a-porta e aerofotogramétrico.

Com isso, passará a receber todos os impostos o que possibilitará a geração das importantes obras para o municipio.

Outro fator que gera preocupação ao chefe do poder executivo é o fato das invasões em terras da Codisc, que está pondo em risco o mais importante lençol freático do municipio.

De acordo com o prefeito, a Casan já planeja perfurar novos poços naquele local quando ocorrer a desocupação daquela área.

Na questão da saúde, o prefeito relatou que os medicamentos básicos estão à disposição dos usuários na rede de atenção básica.

Laguna possui hoje 11 USF – Unidade de Saude da Família, com médicos e demais profissionais.

Para finalizar, o prefeito salientou que algumas turbulências foram vencidas, especificamente a de ordem financeira, pois, foi detectado um rombo de R$ 34,5 milhões, impossibilitando que ações importantes possam ser desenvolvidas em sua gestão. Hoje, o município já está apto a receber recursos estadual e federal, pois, mesmo com a gigantesca dívida, conseguiu parcelar cerca de R$ 3,5 milhões para ter as dez negativas e restabelecer o crédito.

Encerrando Mauro comunicou que o governador Raimundo Colombo estará em Laguna, na região do Farol de Santa Marta, na próxima terça-feira, 23, às 11h, para entregar a ordem de serviço a empresa vencedora, que irá pavimentar o acesso daquela comunidade.

Fonte: Prefeitura de Laguna

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA