Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

A Rádio

Assim surgiu a Rádio Difusora de Laguna

Foto Frontal da Rádio

Fundada em 15 de fevereiro de 1946, uma das mais antigas rádios do Brasil, a Rádio Difusora de Laguna começou como um serviço de alto-falantes e já com o nome de Serviços de Auto Falantes Tupã criado pelos Srs. Nelson Almeida, Erotides Guimarães e Carlos Araújo Horn. Isso aconteceu no dia 22 de novembro de 1943.

É importante ressaltar que a legislação daquele tempo não permitia que nenhuma emissora recebesse o prefixo imediatamente, seria necessário trabalhar dois anos para ver se “pegava”, se seria aceita pela população. Por esse motivo do registro oficial ser documentado apenas no ano de 1946.
Para facilitar a concepção do registro, Nelson Almeida formou uma sociedade, juntamente com Erotides Guimarães e Pompílio Bento.

A sociedade que nos referimos estava registrada no Registro de Tributos e Documentos uma dependência do Cartório de Registro Civil.
Quando o processo estava em andamento, Nélson recebeu uma comunicação que deveria trocar de nome, pois no Estado de São Paulo já existia a Rádio Tupã. Nelson Almeida então fez uma ampla consulta popular, movimentou o Estado todo, recebeu milhares de cartas, a grande maioria sugerindo o nome de Rádio Difusora de Laguna.

Na época como a emissora havia apenas um transmissor, sua programação era interrompida durante duas horas por dia para não haver um desgaste maior, funcionando das 07:00 às 14:00 e das 16:00 às 22:00 horas.
Agilmar Machado em seu livro “História da Comunicação no Sul de Santa Catarina” destaca entre os primeiros proprietários, Nélson Almeida, Pompílio Pereira Bento, Aderbal Ramos da Silva e Joaquim Ramos.

A Rádio em seguida passou a pertencer ao grupo Freitas (RCE) e mais tarde a Dite Freitas.
Machado também conta que o primeiro locutor foi Edgar Bonassis da Silva, vindo depois Dib Cherem, Dakir Polidoro, Walmor Silva, Newton Prado Baião, Júlio Marcondes de Oliveira, Osmar Cook, entre outros.

A Rádio Difusora hoje pertence ao Grupo Salvaro de Criciúma tendo como Presidente o Sr. Henrique Salvaro.

Com uma programação diária centrada na informação, as ondas da Rádio Difusora atingem os mais diversificados setores da sociedade, pois aborda assuntos de interesse do cidadão, como prestação de serviços, política, economia, esporte, cultura, lazer, etc.
Assim é a Rádio Difusora de Laguna: uma rádio completa, que participa do dia-a-dia dos seus ouvintes e contribui para o desenvolvimento regional.

Fonte: Arquivo Difusora (trechos de entrevista concedida por Antônio Ferreira, ex-gerente da emissora) a Batista Cruz, sendo também publicada no Jornal de Laguna dia dia 18 de fevereiro de 2005.

Henrique Salvaro - Presidente
Henrique Salvaro - Presidente