Criciúma abre consulta pública para ouvir a população e elaborar o novo Plano Municipal de Saúde

Publicado em 06/08/2025 por Rádio Difusora FM

Saúde

Iniciativa permitirá que pacientes contribuam com o planejamento da saúde de 2026 a 2029

Fonte: Divulgação/ PMC

Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou uma consulta pública voltada à construção do Plano Municipal de Saúde 2026–2029. A ação está sendo realizada por meio de um formulário on-line disponível até o dia 17 de agosto. A iniciativa tem como objetivo ouvir os pacientes sobre suas experiências, necessidades e oportunidades de melhora no acesso aos serviços de saúde da rede pública.


Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, a construção de políticas públicas mais eficientes deve contar com a participação ativa da população. “A saúde pública de qualidade se faz com planejamento e, acima de tudo, com escuta. Ao promover essa consulta pública, estamos dando voz ao cidadão para que ele participe ativamente das decisões que impactam diretamente sua vida. Queremos um plano de saúde construído com base na realidade de quem utiliza o sistema”, afirma.


Durante o período da consulta pública, os usuários respondem a um questionário específico com perguntas voltadas à avaliação de pontos como: agendamento de consultas médicas, acesso a especialidades, exames, atendimentos de urgência e outros serviços prestados pela rede de saúde municipal. Os formulários são disponibilizados por meio digital, via QR Codes fixados nas Unidades Básicas de Saúde e estabelecimentos públicos prestadores de serviços de saúde no município.


“Essa é uma iniciativa importante para a saúde de Criciúma. O cidadão terá a oportunidade de ser ouvido diretamente para que possamos construir um plano de saúde alinhado às suas realidades e necessidades. Nosso foco é planejar com base em dados concretos, fortalecendo o acesso, a qualidade e a eficiência dos serviços desse setor que é fundamental para o bem-estar da população”, destaca o secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano.


A partir da análise dos dados coletados, a equipe técnica da Secretaria de Saúde identificará as principais demandas e desafios dos usuários. Essas informações serão fundamentais para a definição de prioridades e metas do novo plano, assegurando cada vez mais eficiência na alocação de recursos e no desenvolvimento de políticas públicas para os próximos quatro anos.


“A participação popular é essencial para a construção de uma saúde pública mais próxima da comunidade. O Governo de Criciúma reforça o convite a todos os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) para que participem da consulta pública até o dia 17 de agosto”, finaliza Deivid. O formulário também pode ser acessado pelo link: bit.ly/41pgNlx.