Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Notícias

Laguna: Ponte Anita Garibaldi será "mais veloz" do que ponte atual

Postada em 23/05/2013

Compartilhar:

Foto Notícia

A construção da ponte Anita Garibaldi, em Laguna, além da arquitetura, chama a atenção por outro aspecto. Seu traçado permitirá aos motoristas que trafeguem com seus veículos em até 110 quilômetros por hora. Atualmente, os veículos transitam pela ponte no Canal de Laranjeiras a 80 quilômetros por hora. "O traçado para a nova ponte foi pensado no volume de veículos que temos hoje, pois a ponte antiga não é mais compatível com a velocidade que a via terá que permitir e com o número de veículos. Com a duplicação da BR-101, a rodovia terá uma característica mais veloz, portanto, o novo empreendimento vai possibilitar que os automóveis passem em uma velocidade de 110 quilômetros por hora", destaca o engenheiro responsável pela parte de execução das obras, Mauri Maurini.

Ele afirma que é questionado com frequência sobre o aproveitamento da ponte antiga na obra de duplicação. "Seria uma obra mais rápida e fácil, mas acontece que não poderíamos continuar andando a 80 quilômetros por hora. Para se ter mais trafegabilidade precisamos ter um traçado de acordo com a velocidade da BR-101", explica.

Ainda conforme o engenheiro, a ponte vai ter uma curva de dois mil metros de raio. O empreendimento começa na localidade de Cabeçudas e segue até a outra margem da lagoa, em direção ao município de Tubarão. Cinquenta metros da ponte serão construídosem solo, e o restante da ponte será erguido sobre a Lagoa de Santo Antônio. Ao todo, a construção terá 2,8 quilômetros de extensão.

Acompanhe a obra da ponte Anita garibaldi e o movimento de trãnsito na BR-101 em laguna na câmera do Portal Engeplus.



Fonte: Engeplus

Mais notícias

Ver todos