Conselho Universitário da Udesc aprova criação do curso presencial de Ciências Biológicas para Laguna

0
268
Divulgação

Conselho Universitário (Consuni), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aprovou a criação do Bacharelado em Ciências Biológicas, nas opções Biologia Marinha e Biodiversidade, na sua última sessão deste ano, realizada na quarta-feira passada, 9.

O curso presencial será oferecido em Laguna pelo Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) e terá sua implantação iniciada no próximo semestre, sem trazer custos adicionais para a Udesc, que aproveitará o corpo docente e a estrutura existentes do curso de Engenharia de Pesca.

De acordo com o diretor-geral da Udesc Laguna, Carlos André da Veiga Lima Rosa, os dois cursos se revezarão na abertura de turmas. A intenção é oferecer vagas de Ciências Biológicas no Vestibular de Inverno e de Engenharia de Pesca no Vestibular de Verão.

A nova graduação contará com 40 vagas por turma, sendo 20 para Biologia Marinha e 20 para Biodiversidade. Em cada opção, 15 vagas serão preenchidas via vestibular e cinco pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Disciplinas comuns e específicas

A duração do curso será de quatro anos e meio. “Até a quinta fase, serão as mesmas disciplinas para as duas opções. Já entre as sexta e oitava fases, haverá disciplinas específicas, enquanto o trabalho de conclusão de curso deverá ser feito na nona fase”, explica o diretor-geral.

Entre as disciplinas comuns, estarão Botânica, Ecologia e Zoologia. Quem estudar na opção Biologia Marinha terá depois aulas de assuntos como cartografia, mamíferos marinhos e poluição, enquanto os acadêmicos da opção Biodiversidade aprenderão conteúdos como manejo de fauna silvestre, conservação de recursos genéticos e avaliação de impacto ambiental.

Segundo Rosa, a expectativa para a terceira graduação da Udesc Laguna é bem grande, tendo em vista a alta procura por vagas dessa área em outras instituições de SC. No município, a universidade estadual oferece também o curso de Arquitetura e Urbanismo.

Modalidade a distância para licenciatura

Em maio deste ano, o Consuni já havia aprovado a criação da modalidade a distância da Licenciatura em Ciências Biológicas, que aguarda recursos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC), para a abertura de turmas.

O planejamento do Centro de Educação a Distância (Cead), da Udesc, para esse curso prevê a oferta inicial de 120 vagas, com turmas em Lages, Laguna e São Bento do Sul.

Fonte: Governo de SC

DEIXE UMA RESPOSTA

Não esqueça seu comentário!
Seu nome aqui, por favor