Operação Veraneio inicia em Laguna

Operação Veraneio inicia em Laguna

201
0
Compartilhar

Laguna é a cidade que mais recebe turistas no sul do estado na alta temporada. Somente no Réveillon, cerca de 200 mil pessoas são aguardadas, conforme previsão dos organizadores. O Carnaval é outra época agitada. Durante os quatro dias e quatro noites de festejos do Momo, cerca de 400 mil foliões devem passar pelas ruas do segundo município mais antigo do estado, a maioria em concentração no Centro Histórico e na Praia do Mar Grosso. Para que tudo ocorra sem grandes problemas, principalmente à área de segurança, o poder executivo de Santa Catarina lançou, nesta quarta-feira (16), a Operação Veraneio 2015/2016.

O ato ocorreu em Florianópolis e teve a presença do governador Raimundo Colombo e do secretário de estado do setor, César Augusto Grubba, entre outras autoridades. Nesta temporada, serão empregados mais de sete mil profissionais, que atuarão entre o litoral e interior, principalmente em praias e estâncias hidrominerais. Trata-se da maior ação programada da segurança pública catarinense. Laguna será muito bem guarnecida pelo Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil, e Guarda Municipal. Profissionais de outras cidades incorporam a equipe lagunense.  O comandante dos bombeiros na Cidade Juliana, tenente Marcos Leandro Marques, informa que seis praias foram assistidas na última temporada, já com 74 profissionais neste verão, a guarnição ocorrerá em nove pontos, com 12 postos de atuação. Desde o último sábado (12), os salva-vidas passaram a atuar todos os dias em Laguna, das 8 às 20 horas.

A parte operacional conjunta entre todos os órgãos da operação inicia na próxima terça-feira (22) e prossegue até o dia 29 de fevereiro de 2016. No Corpo de Bombeiros, este período é maior – já começou no dia 1º de outubro de 2015 e termina em 1º de maio de 2016.

“Temos convicção do bom desempenho de todos esses profissionais na proteção daqueles que nos visitam e de nossos habitantes. Ao longo dos últimos anos, a nossa Operação Veraneio agregou conhecimento, qualidade, estrutura e resultados. Isso mostra que existe investimento e profissionalização”, destaca o governador. Ele também realça o sucesso do turismo catarinense, atividade que hoje responde por cerca de 12% do PIB no estado. “Este setor dá uma importante contribuição na geração de empregos e arrecadação de impostos”, frisa Colombo.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) contará com um reforço de 300 guarda-vidas militares e 1.362 civis em 337 postos. Abrange 37 cidades, 175 balneários protegidos em 560 quilômetros de litoral: de Itapoá a Passo de Torres. São 280 quilômetros de faixa de areia monitorados, além de represas, estâncias hidrominerais e rios. Entre as viaturas destinadas à operação estão 53 embarcações, 43 motonáutica, 48 quadriciclos, dois aviões e dois helicópteros.

Fonte: PMLrelacionada_1e655f88ea2b6481a9991effe2f76163

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA