Laguna recebe visita do Consulado Geral da Itália para realização de intercâmbio...

Laguna recebe visita do Consulado Geral da Itália para realização de intercâmbio cultural

65
1
Compartilhar
Foto: Decom PML

O prefeito de Laguna Mauro Candemil e todos os representantes das secretarias municipais do governo municipal e do Instituto Anita Garibaldi receberam, nesta quarta-feira (29), a visita da comitiva do Consulado Geral da Itália, representado pelo novo Cônsul Geral da Itália no Brasil, Raffaele Festa e sua equipe.

Durante o encontro foram debatidos assuntos referentes à realização de um intercâmbio cultural entre Laguna e Itália.

“ Queremos fazer um trabalho em conjunto com Laguna para valorizar Anita como uma heroína dos dois países. Queremos também que na Itália eles conheçam a luta que Garibaldi e Anita fizeram no Brasil, com propósitos semelhantes pela liberdade. Sugerimos a realização de palestras com abordagens de historiadores dos dois países sobre a luta e participação de Anita nas revoluções que aconteceram. Além disso chegará ao Brasil ano que vem uma coleção de mil peças que serão expostas em São Paulo, Brasília e Curitiba, e queremos que algumas delas sejam expostas aqui em Laguna também. Outra proposta é realizar atividades culturais nas escolas, que resgatem essa história de Anita, a cultura italiana e sua importância”, afirmou o Cônsul Raffaele Festa.

O prefeito de Laguna sugeriu também a realização de ações em conjunto durante a Semana Cultural de Laguna e a possibilidade da criação de um curso de graduação à distância de Letras em italiano.

A secretária de educação Karmensita Cardoso falou sobre o trabalho que foi realizado com os alunos da rede municipal durante todo o ano letivo abordando o resgate histórico e o amor pela cidade que os alunos moram. “Esse trabalho poderá se intensificar ainda mais nos próximos anos com este intercâmbio cultural”, reforça.

Ficou definidio que será criado um decreto estabelecendo um comitê formado por representantes das secretarias de educação, turismo, Fundação Lagunense de Cultura e Instituto Anita Garibaldi para planejar a realização de atividades culturais envolvendo a cultura italiana, o turismo e a história de Anita Garibaldi.

Segundo representantes da comitiva está previsto para Agosto uma apresentação cultural que vai passar por algumas cidades paranaenses e Laguna já está definida nesta rota. Provavelmente será realizado no Cine Teatro Mussi.

Uma troca de lembranças foi realizada durante o encontro e o prefeito Mauro Candemil entregou uma imagem de Anita Garibaldi, de autoria do fotógrafo Ronaldo Amboni para ser exposta num quadro, além de livros sobre a Pesca com Auxílio dos Botos. O Consul Raffaele Festa entregou uma placa registrando a visita do Consulado à cidade de Laguna.

Fonte: Prefeitura de Laguna

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA