Programação da Festa de Iemanjá em Laguna é divulgada

Programação da Festa de Iemanjá em Laguna é divulgada

946
1
Compartilhar
Foto: Divulgação/PML

No próximo dia 2 de fevereiro, a partir das 20 horas, ocorre em Laguna a tradicional festa para Iemanjá na Praia do Mar Grosso, em frente à Praça do Villa. O evento é de realização da tenda de Umbanda Caboclo 7 Flechas. O evento reúne cerca de mil pessoas todos os anos.

A homenagem inicia com a carreata ao pôr do sol, saindo do bairro Progresso, na Rua Santa Rita de Cássia. A procissão vai passar pelas principais ruas de Laguna.

Muitas rosas brancas e azuis tomarão conta das areias e da água no Mar Grosso. A data é festejada em todo o Brasil para homenagear a Mãe dos orixás, de acordo com os adeptos do candomblé e da umbanda. A procissão vai passar pelas principais vias de Laguna. O derramar de pipocas por onde passará a Rainha do Mar simbolizará a prosperidade e abertura de caminhos.

O encontro independe de religião. Inúmeros fiéis deixam flores, perfumes, champagne, velas, espelhos e batons, principais presentes recebidos pela mãe dos Orixás.

Programação:

19h – Capoeira / Mestre Crespo

19h30 – Carreata da Mãe Iemanjá, saindo da Rua Santa Rita de Cássia pelas ruas da cidade até a Praça do Vila

20h – Teatro dos Orixás e Sessão de Umbanda em homenagem a Mãe Iemanjá

22h – Bençãos da Mãe Iemanjá

22h30 – Despedida a Iemanjá até o mar e show pirotécnico

Saiba mais

Iemanjá é proveniente de uma nação chamada Egbá, na Nigéria, onde existe um rio com o mesmo nome deste orixá. Ela seria filha de Olokum (mar) e mãe da maioria dos Orixás. Sua cor é branca, associada ao orixá Oxalá e juntos teriam feito a criação do mundo. Na África, Iemanjá é associada à fertilidade e fecundidade.

Nas danças místicas, seus iniciados imitam o movimento das ondas executando curiosos gestos, ora como se estivessem nadamdo no mar, abrindo os braços, ora levando as mãos à testa e para o céu, indicando as variações das ondas do mar.

Iemanjá segura um leque de metal e um espelho. Tem diversos nomes (ou qualidades) referentes à diversidade e às diferentes profundidades dos trechos do rio “Yemoja”.

Ela representa a criação efetivada. O seu leque, chamado abebê, tem em seu centro um recorte, onde surge o desenho de uma sereia. Em outros modelos deste apetrecho, constam a lua e a estrela.

Complacente e pródiga, é responsável pela pescaria farta, além da vida com abundância de alimentos.

Fonte: Prefeitura de Laguna

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA