Bloco da Pracinha comemora 40 anos com milhares de foliões pelas ruas...

Bloco da Pracinha comemora 40 anos com milhares de foliões pelas ruas de Laguna

1116
0
Compartilhar
Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação

Laguna ficou pequena para os milhares de foliões que percorreram as ruas da cidade na tarde deste domingo de Carnaval. O Bloco da Pracinha, que completa 40 anos em 2018, é considerado um dos maiores do Estado, e talvez o mais democrático: a participação é gratuita, não é preciso abadá ou fantasia pré-determinada, e para este ano a expectativa é de 200 mil pessoas, segundo a Administração Municipal. Ao final do dia, a Polícia Militar estimou que cerca de 150 mil foliões participaram da festa.

A concentração começou pouco depois do meio-dia, na Praça Souza França, no bairro Magalhães. Os foliões vão chegando aos poucos, alguns com a fantasia caprichadas, outros de roupa normal. Amigos se programam na coordenação dos trajes, como Thiago Santhiago e Sidney Foss. Há anos eles fazem dupla com a mesma fantasia, e já são conhecidos por onde passam.

Foto: Lariane Cagnini / Diário Catarinense / Divulgação
Foto: Lariane Cagnini / Diário Catarinense / Divulgação

– Aqui é uma mistura do bloco do sujo, o carnaval mais clássico, homem vestido de mulher, todo mundo brincando de igual para igual. O bloco mistura todas as idades e respeita a todos – explica o ator e contador de histórias, que escolheu o personagem Charada, em homenagem ao Batman.

Na família de Luiz Henrique, moradora de Tubarão, não faltou animação para fantasiar todo mundo de Minnie. Marido, genro, filha, neta, além de duas amigas que vieram do exterior para curtir a festa, estavam caracterizados em meio à multidão. Ela já é garantia confirmada nos carnavais da cidade, festa que surpreendeu a amiga Solange Oliveira.

— É a primeira vez que eu venho, sou de São Paulo mas vim dos Estados Unidos para conhecer. Adorei, muito diferente, sem confusão, bastante alegria, gente de todas as idades. Essa cumplicidade, coisa gostosa de família mesmo, me conquistou — comentou a turista.

Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação
Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação

No final da tarde, as centenas de pessoas ao redor da praça seguiram atrás dos trios elétricos até a Praia do Mar Grosso. São quase cinco quilômetros de caminhada, e ao longo do percurso a turma vai aumentando, até chegar a milhares de foliões. O secretário de Turismo Evandro Carneiro Flora comemorou o sucesso de mais um domingo de Carnaval na cidade, e destacou a responsabilidade que é oferecer infraestrutura para uma festa dessa magnitude.

—Estou ainda na adrenalina, superou as expectativas, foi sensacional. Estou bastante feliz com tudo que aconteceu, foram só elogios, o pessoal aproveitou. Não é fácil tocar um Carnaval em uma cidade como Laguna, que é uma referência nessa festa popular. Percorri todo circuito, conversei com pessoas, e não vi nenhuma briga, foi sem empurra-empurra, um Carnaval alegre, todo mundo se divertindo, clima bem de família, de amizade — analisou Flora.

Segurança sob controle, afirma comandante da PM

Para garantir a segurança da festa deste ano, a Polícia Militar de Laguna recebeu reforço, com mais 110 policiais de serviço durante os dias de festa. Segundo o comandante da PM de Laguna, Jefer Francisco Fernandes, o final de semana foi tranquilo, com pequenas ocorrências de trânsito e a prisão de um pessoa por porte ilegal de arma, além da apreensão do revólver. No sábado, a Polícia Civil prendeu três homens como suspeitos pelo homicídio registrado na sexta-feira.

— A Polícia Militar realizou uma programação especial para este evento,  aplicando um grande número de Policiais Militares e o apoio aéreo da helicóptero Águia 1 da Corporação, transcorrendo tudo dentro do esperado para um evento desta grandiosidade — explicou Fernandes.

Confira a programação

Segunda-feira, 12

19h Banda PH – Laguna. Saída do Trio Elétrico no Circuito da Orla – Da Praça do Vila a Praça Seival, Praia do Mar Grosso.
20h30min GRUPO SHOW A OUSADA – Laguna. Palco na Praça Nelson Moreira Neto (Praça do Vila), Início do Circuito da Orla.
23h PROJETO RODA DE SAMBA – Laguna.
1h30min DIANA DIAS – Florianópolis.
23h30 SANDRO RIOS – Tubarão. Palco na Prainha do Farol de Santa Marta.

BLOCO PANGARÉ (Bloco Privado)*
17h Show Nacional com Naiara Azevedo na Praça Seival.
23h Saída do Trio Elétrico com Banda Juízo Final (Circuito da Orla da Praça Seival à Praça do Vila, Praia do Mar Grosso.

CAMAROTE BABALAÔ – (Camarote Privado)*
22h Show Nacional com Rolo, Dj Anão e Mc Kekel na Praça Francisco Pinho (Iró).

Terça-feira, 13

6h – Acorda Laguna. Três trios elétricos percorrem a cidade convidando a população para o último dia de Carnaval. Saída da Praia do Mar Grosso em direção à Praça Souza França, no bairro Magalhães.
15h – Baile Infantil – Sociedade Recreativa 3 de maio. Ingressos na secretaria do clube.

* Os blocos privados vendem abadá pela internet.

Fonte: Diário Catarinense

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA