Rota da Baleia-Franca voltará a ter passeios embarcados

Rota da Baleia-Franca voltará a ter passeios embarcados

A observação estava interrompida há seis anos.

212
2
Compartilhar
Divulgação

A Rota da Baleia-Franca um dos principais roteiros ecológicos da região de Laguna, Garopaba e Imbituba, no Estado, voltará a contar com os passeios embarcados para a observação de baleias a partir de agosto deste ano. É aguardado apenas a liberação do ICMBio, que deverá ocorrer em breve, o que fomentará ainda mais o turismo local.

Os passeios embarcados para a observação das baleias francas, que tomam o litoral catarinense todos os anos para o período de acasalamento estava interrompido desde 2012. Na época, uma denúncia chegou ao Ministério Público (MP-SC), que proibiu as atividades para que os animais não tivessem contato direto com os humanos.

A medida, porém havia impactado de forma negativa o turismo na região, como no caso do presidente do Instituto da Baleia-Franca e dono de uma pousada em Imbituba, Enrique Litiman, que lembra que antes da proibição mais de dez mil turistas realizam o passeio. “A retomada dos resultados positivos deve ocorrer apenas no próximo ano. É algo que tem que ser feito de maneira correta”, afirmou Litiman.

Fonte: Notisul

2 COMENTÁRIOS

  1. Desculpe na6o concordar, mas o que deve ser feito è um controle e regras absolutas e muita vigilancia e punição aos infratores. Deve existir um motivo muito forte que as trazem a esse local e portanto deve ser preservado. Na Patagonia os habitantes de uma vila protejam uma baia a 40 anos onde por ano passam até 700 baleias. O turismo embarcado lá ‘e2 organizado e funciona. Esse é o caminho. Sou fotografo, estou lançando um livro sobre as baleias e trazendo um grupo das primeiras 15 pessoas vindas de São Paulo para um final de semana inesquecivel com a baleia franca. Existe um mercado imenso de turismo ,alimentação,hospedagem,lembranças, desde camisetas até baleias de crochet.E no inverno onde o recesso do inverno deixa o litoral muito devagar. desenvolvimento controlado por toda a população é que deve ser feito.

  2. O homem sendo homem. Não vão ficar satisfeitos até que seus netos possam ver as baleias apenas em livros não é mesmo? Dinheiro acima de tudo sempre. É triste. Muito triste que os animais, a mata, a natureza em si, serem sempre menos importantes do que o lucro.

DEIXE UMA RESPOSTA