Chuva frequente e mal distribuída até quinta-feira

Chuva frequente e mal distribuída até quinta-feira

Sexta-feira com temporais, final de semana com vento forte e frio em SC.

62
0
Compartilhar

Terça-feira (15/05):
Tempo: no Extremo Oeste e Oeste muitas nuvens com chuva e raios no decorrer do dia, principalmente em municípios próximos ao RS. No Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul sol, com mais nuvens e chuva a partir da tarde. No Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis ao norte sol com pancadas de chuva à noite. A chuva será ocasional e mal distribuída em SC, um pouco mais significativa no Extremo Oeste.
Temperatura: elevada.
Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: deslocamento de uma frente fria pelo litoral do RS e sul SC.

Quarta-feira (16/05):
Tempo: encoberto com chuva na maior parte do dia, no Litoral Norte e Planalto Norte. Do Extremo Oeste ao Litoral Sul céu encoberto, com muitas nuvens e chuva por alguns momentos especialmente na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia. No Vale do Itajaí e Grande Florianópolis o tempo melhora à noite.
Temperatura: com pouca variação devido à nebulosidade e à chuva, declinando no final do dia com o avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar mais frio).
Vento: noroeste virando para sul e sudeste, fraco a moderado.
Sistema: deslocamento de uma frente fria pelo litoral de SC e avanço de um sistema de alta pressão pelo Uruguai e Sul do Brasil.

Quinta-feira (17/05):
Tempo: sol com muitas nuvens em todo o Estado. Entre a tarde e noite ocorrem pancadas de chuva do Extremo Oeste ao Planalto, devido à intensificação de áreas de baixa pressão no Paraguai e RS.
Temperatura: em elevação no Oeste e amena no Litoral.
Vento: sul e sudeste, com variações de nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (18/05):
Tempo: encoberto com chuva bem distribuída e valores mais significativos em todas as regiões, principalmente do Oeste ao Litoral Sul, devido à intensificação de áreas de baixa pressão e formação de um ciclone no litoral de SC e RS. Há risco de temporais isolados.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (19/05):
Tempo: encoberto com chuva principalmente da grande Florianópolis ao norte do estado. O tempo melhora no decorrer da tarde em todas as regiões com o avanço de uma massa de ar frio pela Argentina e Uruguai.
Temperatura: em declínio acentuado no decorrer da tarde e noite.
Vento: sudoeste e sul, moderado a forte com rajadas mais intensas no final do dia.

TENDÊNCIA de 20 a 29 de maio de 2018

No dia 20/05 um ciclone extratropical (intenso sistema de baixa pressão) em frente à costa catarinense e do RS mantém ventos muito fortes, especialmente no Litoral e favorece o transporte de umidade. O avanço de uma massa de ar frio pela Argentina e RS mantem a temperatura baixa e, com a umidade mais elevada traz condição de neve para as áreas altas do Planalto Sul de SC (acompanhe a previsão de tempo nos próximos dias!!). Nos dias seguintes, o tempo segue firme, com sol e umidade relativa do ar baixa (seco) na maior parte do dia, e com temperatura baixa na madrugada favorecendo a formação de geada nas áreas altas nos dias 21, 22 e 23/05. Entre os dias 28 e 29/05 a chuva retorna, com volumes pouco significativos, ao Oeste e Meio Oeste de SC.

Marilene de Lima – Meteorologista

Fonte: Epagri/Ciram

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA