Corpo de filhote de baleia franca é encontrado em Laguna

Corpo de filhote de baleia franca é encontrado em Laguna

154
0
Compartilhar
Foto: PMA/Divulgação

No início da noite desta quarta-feira, 08, a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Laguna, foi informada de que um filhote de baleia estava encalhada na região da praia do Gi.

As guarnições se deslocaram para o local e lá confirmaram a morte de um filhote de baleia franca já em estado avançado de decomposição.

De acordo com o sargento Robson Vieira, “de imediato foi acionado o protocolo de encalhe de mamíferos, onde nesta quinta-feira, 09, será deslocado as equipes para os trabalhos de necropsia, para identificar as causas da morte”.

Foto: PMA/Divulgação
Foto: PMA/Divulgação

O atendimento da ocorrência está sendo feito pelas equipes do Protocolo de Encalhe da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF)/ICMBio e do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS): IA/PBF e UDESC, com apoio da Polícia Ambiental e Prefeitura de Laguna, através da Fundação Lagunense do Meio Ambiente e Secretaria de Obras, com o fornecimento do maquinário e a destinação final.

Será feita necropsia para tentar identificar a causa da morte. Segundo o professor Pedro Castilho, o animal mede 6,35m de comprimento e encontra-se com um “rasgo” na pele, cujas características estão sendo analisadas. Segundo Karina Groch – Diretora IA/PBF, este é o segundo filhote de baleia franca encalhado esta temporada. O primeiro ocorreu no ultimo domingo (5), na Praia da Armação, Florianópolis (SC), mas o animal estaria vivo e foi devolvido ao mar por locais.

Foto: Elvis Palma
Foto: Elvis Palma

Atualizada às 11h39, com informações da Prefeitura de Laguna.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA