Estacionamento rotativo no Centro Histórico inicia nesta segunda

Estacionamento rotativo no Centro Histórico inicia nesta segunda

161
1
Compartilhar
Foto: Prefeitura de Laguna

Inicia nesta segunda, 1º, o estacionamento rotativo, inicialmente, como projeto-piloto de caráter educativo e de orientação social, tendo duração de 60 dias.

Com iniciativa da Prefeitura de Laguna, através do Decreto nº 5063 / 2018 de 20 de agosto de 2018, o objetivo deste movimento é socializar o espaço público, possibilitando maior rotatividade nas ruas do Centro Histórico, como forma de facilitar a trafegabilidade e rotina dos usuários e incentivar o comércio local.

O horário de funcionamento do estacionamento rotativo será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e nos sábados das 8h ao meio-dia.

Quanto vai custar?

Será GRATUITO durante o período experimental (60 dias) do projeto-piloto. Após esse período, poderá ser renovado ou haverá implantação de cobrança de taxa, com valor a ser fixado conforme os resultados das avaliações técnicas feitas no período experimental.

Qual o tempo limite de permanência na vaga da rua/avenida?

2 horas, sem renovação de vagas na MESMA rua ou avenida onde estava o veículo. O condutor poderá estacionar em outra vaga de rua / avenida e assim, renovar o seu tempo limite (2 horas).

Ruas/avenidas contempladas e números de vagas:

  1. Gustavo Richard (145 vagas);
  2. Raulino Horn (50 vagas);
  3. Colombo Machado Salles  (Cine Mussi até a Floricultura Amboni – 106 vagas);
  4. Oswaldo Cabral (até os Correios – 50 vagas);
  5. Conselheiro Jerônimo Coelho (40 vagas);
  6. Santo Antônio (ao Lado da igreja Matriz – 30 vagas)

Total de vagas: 421 (8 vagas para idosos e deficientes físicos)

Será implantado em todas as ruas da cidade?

Inicialmente, só no Centro histórico.

Existem disponíveis 730 ruas e avenidas, porém, no projeto-piloto do estacionamento rotativo estão sendo disponibilizadas 421 vagas para atender de imediato à demanda da área comercial da cidade.

Como será feita a fiscalização?

Será realizada por 15 (quinze) servidores designados, treinados e identificados com vestimenta e crachá pela administração municipal.

Haverá aplicação de multas?

Sim, caso haja infração de trânsito.

As autuações e multas serão feitas pela Guarda Municipal de Laguna. A permanência do veículo por mais de 2 horas na vaga, implicará em infração de trânsito, prevista no Artigo 181, inciso XVII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa será de natureza grave, com registro de 5 pontos na carteira de habilitação (CNH), no valor de R$ 195,23 e remoção do veículo para o depósito.

Motocicletas

As motocicletas estarão impedidas de estacionar nas vagas destinadas aos automóveis no estacionamento rotativo, dentro dos dias e horários estabelecidos nas placas indicativas de sinalização e só poderão estacionar exclusivamente nas vagas destinadas às motocicletas.

O condutor (motociclista), que estacionar nas vagas do estacionamento rotativo, cometerá infração de trânsito, prevista no artigo 181, inciso X do Código de Trânsito Brasileiro. A multa será considerada média, com 4 pontos na CNH do condutor, no valor de R$ 137,00.

Fonte: Prefeitura de Laguna

1 COMENTÁRIO

  1. Lamentável decisão, já não aguentamos mais de cobranças, esse assunto já havia sido enterrado, mas os iluminados gestores da nossa cidade dão sempre um jeito de criar novas cobranças pra beneficiar uma meia dúzia de comerciantes, e ferrar com toda a população lagunense tão sofrida. Vou inciar uma campanha NÃO COMPRE NADA NO COMERCIO DA CIDADE ENQUANTO ESSA LEI NÃO FOR REVOGADA. O povo tem poder, basta usalo

DEIXE UMA RESPOSTA