Projeto Laguna Sustentável propõe revitalizar espaços na cidade e desenvolver hortas comunitárias

Projeto Laguna Sustentável propõe revitalizar espaços na cidade e desenvolver hortas comunitárias

40
0
Compartilhar
Foto: Divulgação

Laguna poderá ter espaços revitalizados seguindo práticas sustentáveis para o desenvolvimento do projeto “Laguna Sustentável: proposição de práticas sustentáveis e desenho ambiental”, da arquiteta Beatriz Bergler.

Ele foi desenvolvido com o intuito de participar do concurso promovido pelo Rotary Laguna e Rotary Republica Juliana, para uma bolsa no programa de Especialista em Consultoria Ambiental da Universidad Europea del Atlántico, custeado pela Fundação Universitária Íbero-Americana – FUNIBER Brasil.

“Pretende-se elaborar um mapeamento dos potenciais espaços passíveis de revitalizações de alguns bairros da área urbanizada da cidade, e apresentar projeto urbanístico para os mesmos, segundo os princípios do Desenho Ambiental”, explica Bergler.

Dentre os dados a serem coletados e analisados estão os níveis de densidade, aproveitamento do território, índices sobre gestão, destinação e tratamento de resíduos (coleta de lixo e saneamento), áreas de preservação e potenciais espaços passíveis de revitalizações.

“Por meio destas análises, serão elencados pontos a serem trabalhados através de atividades de educação ambiental, como palestra sobre práticas sustentáveis na construção civil, workshops sobre cidades sustentáveis e mutirões para criação de hortas comunitárias, que oportunizem a conscientização da população acerca da preservação do meio ambiente e da paisagem urbana”, salienta a arquiteta.

 O projeto deverá ser desenvolvido nos próximos dois anos, durante as aulas do programa de especialização, e algumas ações podem ser custeadas pelo Rotary.

Fonte: Prefeitura de Laguna

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA