Alistamento militar termina no próximo mês para jovens que completam 18 anos este ano

0
38
Foto: Divulgação

O prazo para os adolescentes que completam 18 anos, em 2019, façam seu alistamento militar obrigatório termina no próximo dia 30 de junho. A expectativa do Ministério da Defesa (MD) é que sejam cerca de 1,7 milhões de jovens se apresentem junto à Forças Armadas, sendo que ao menos 100 mil deles devem ser incorporados aos quadros das corporações militares do país.

O alistamento militar iniciou no dia 1º de janeiro e é feito pela internet (veja os passos abaixo). A inscrição, como explica o secretário da Junta Militar em Laguna, Jefferson Rocha Maurício, também pode ser feita na sede do órgão, caso o adolescente não consiga acessar o sistema. “Mesmo com a facilidade de acessar a internet, ainda temos certa procura das pessoas que não têm acesso à rede e vêm até aqui para se alistar”, comenta.

“O alistamento militar no Brasil não só forma o soldado, mas o cidadão brasileiro. É uma etapa que marca a vida dos jovens que servem, falo isso pois vejo as turmas passarem pelas unidades militares há 19 anos e nesse tempo nunca vi ninguém sair do Exército dizendo que perdeu seu tempo, muito pelo contrário, todos agradecem pelos valores que aprenderam”, destaca o major Tadeu Poerschki de Oliveira, comandante da 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, em Tubarão.

Para o delegado da Capitania dos Portos em Laguna, capitão Aldo Carvalho dos Santos, a experiência é “extremamente importante”. “Uma vez iniciada a carreira militar, o jovem tem a opção de cumprir o tempo de um ano de formação ou, também, de efetivar sua continuidade nas fileiras das nossas Forças Armadas”, salienta o oficial.

Como fazer

O alistamento militar é válido para os jovens que completam 18 anos em 2019 (nascidos em 2001). Para fazer a inscrição é preciso acessar este site e informar o número do CPF.

Caso o alistamento não possa ser feito via online, o procedimento pode ser realizado na Junta Militar, com o jovem apresentando os seguintes documentos (válido para àqueles que não possuem CPF):

  • Certidão de nascimento ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente);
  • Comprovante de residência ou declaração assinada; e
  • Documento oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional; ou outro documento público) que permita sua identificação, caso necessário.

“Após o prazo de 30 de junho, o jovem que completa ou completou 18 anos este ano e não fez o alistamento só vai poder realizar o processo no ano seguinte”, detalha Maurício. Terminado o recrutamento pela internet, o adolescente deve ficar atento ao sistema do Exército onde, após um mês, será divulgada a data para comparecer à inspeção médica.

“Esse é um documento muito importante, pois se a pessoa não tiver regularizado sua situação, ele não consegue, por exemplo, assumir serviço de espécie alguma”, explica o secretário da Junta Militar.

A inspeção médica, procedimento necessário em Laguna, é realizada na sede da Delegacia Capitania dos Portos na cidade. Se o jovem for dispensado, deve comparecer à Junta para retirar seus certificados de dispensa e caso seja incorporado às fileiras das Forças Armadas, tem de se apresentar à unidade militar especificada posteriormente para cumprimento do serviço militar.

O tempo de permanência na Marinha, Exército ou Aeronáutica é de um ano, podendo ser ampliado posteriormente se o jovem tiver interesse em continuar servindo militarmente. Maurício salienta que, “o cidadão tem até 90 dias para retirar seu certificado na Junta, terminado esse prazo, o documento será encaminhado para normas da Diretoria de Serviço Militar”.

Mais informações

Para obter outras informações, o jovem pode procurar a 89ª Junta Militar, sediada no antigo Paço Municipal, rua Voluntário Carpes, nº 155, entre 8h e meio-dia. O telefone para contato é (48) 3644-0401.

DEIXE UMA RESPOSTA

Não esqueça seu comentário!
Seu nome aqui, por favor